Mare Nostrum

Somos um, somos unidos
e juntos vamos lutar
pra levar este navio
a um bom porto chegar

Na primeira estamos juntos
e aqui vamos ficar
orgulhosos, destemidos
Portugal vamos Honrar

O destino que escolhemos
serve na terra e no mar
lutamos pela bandeira
de uma força singular

domingo, 7 de dezembro de 2008

A personagem da minha vida é ...

A personagem da minha vida é Vianne Rocher, uma mulher nómada que viveu em várias partes do mundo, sempre em busca de algo. Num dia de Carnaval chega a uma pequena aldeia do interior de França e decide ali ficar. Vianne é uma mulher com uma personalidade forte e com uma moral muito própria e profundamente arreigada, seria incapaz de trair os seus ideais, por isso vive de acordo com as suas convicções, não se importando com que os outros possam pensar ou dizer. É sonhadora e por vezes vive no mundo do faz de conta. Crê na mudança que pode ocorrer no íntimo de cada um. Questiona o porquê das coisas e entra muitas vezes em conflito com a ordem estabelecida pelo prefeito e com autoridade moral personificada no padre da aldeia. Vê o mundo de uma forma diferente, mais colorido, acredita na felicidade e no amor e que tem poder para mudar a vida das pessoas, fazer a diferença. É uma lutadora passiva, usa apenas palavras, chocolate e amor para tentar levar um pouco de felicidade aos outros. Sendo uma profunda conhecedora dos segredos do chocolate usa esse saber para se aproximar das pessoas, para as ajudar. Estas são irresistivelmente atraídas à sua chocolaterie e não resistem a provar os seus chocolates experimentando sensações nunca antes experienciadas, levando-as numa viagem interior de redescoberta. Consegue pressentir e reconhecer os monstros que habitam dentro de cada um e usando o chocolate, o amor e as palavras consegue transformar o cinzento da vida dessas pessoas em cores quentes e alegres, transforma a desilusão em esperança. Abana as pessoas incita-as a viver e não somente a existir!

3 comentários:

bagas disse...

Não resisti a comentar esta personagem, porque é alguém que admiro bastante. Acho que a sua essência é pura, como já não existe nos dias de hoje e com gestos simples consegue fazer a diferença. Considero que a Vianne está muito bem descrita e gosto da sua filosofia de viver a vida e não simplesmente ficar a vê-la passar. Se o chocolate, o amor e as palavras conseguissem mudar o que temos de menos bom, este mundo seria bem melhor, mas por também ser sonhadora e optimista, ainda acredito que isso possa fazer alguma diferença ... quem sabe?!

Marina disse...

Nunca ouvi falar da personagem que descreves mas confesso, fiquei bastante curiosa em conhecê-la.
Percebo o porquê de te identificares com ela, à sua semelhança também és uma pessoa simples e, ao mesmo tempo, tens uma personalidade forte e lutadora, admiro-te por isso.
Tens sempre uma palavra amiga no momento certo. Para além de boa camarada considero-te uma excelente amiga Redfox... Obrigada pela tua amizade :)

esmeralda disse...

Gostei muito do seu texto! Não há dúvida que as melhores revoluções são estas. Quando se consegue trazer pequenas grandes alegrias às pessoas que nos rodeiam. Fez-me lembrar a Amèlie, outra personagem igualmente sonhadora e pura.
Parabéns!